segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Queda de constantinopla

A queda de Constantinopla foi a conquista da capital bizantina pelo Império Otomano sob o comando do sultão Maomé II, na terça-feira, 29 de maio de 1453. Isto marcou não apenas a destruição final do Império Romano do Oriente, e a morte de Constantino XI, o último imperador bizantino, mas também a estratégica conquista crucial para o domínio otomano sobre o Mediterrâneo oriental e os Bálcãs. A cidade de Constantinopla permaneceu capital do Império Otomano até a dissolução do império em 1922, e foi oficialmente renomeada Istanbul pela República da Turquia em 1930.

A queda de Constantinopla para os turcos otomanos foi um evento histórico que segundo alguns historiadores marcou o fim da Idade Média na Europa, e também decretou o fim do último vestígio do Império Bizantino. Constantinopla era, até o momento de sua queda, uma das cidades mais importantes no mundo. Localizada numa projeção de terra sobre o estreito de Bósforo em direção à Anatólia, funcionava como uma ponte para as rotas comerciais que ligavam a Europa à Ásia por terra. Também era o principal porto nas rotas que iam e vinham entre o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo. Para explicar como uma cidade deste porte caiu em mãos estrangeiras, é preciso voltar a séculos antes de 1453 e detalhar os eventos que enfraqueceram o Império Bizantino
.





Símbolos do Império Bizantino


1 - Cabeça do imperador Constantino (337-350). Bizantino.
2 - Pingente placa, Bizantino.
3 - Fragmento de um mosaico com a personificação de Ktisis. Bizantino.
4 - Ícone com a apresentação de Cristo no Templo. Bizantino.
5 - Colar com moedas e medalhas. Bizantino; encontrado em 1902, em Karavás, Chipre.
6 - Tesouro de Avar, encontrado em Vrap, na Albânia.
7 - Capitel com busto do Arcanjo Miguel. Bizantino; feito em Constantinopla.



Bandeira do Império Bizantino




Emblema Imperial

Imperio Bizantino

Constantinopla (em latim: Constantinopolis; em grego: Κωνσταντινούπολη) é o antigo nome da cidade de Istambul, na Turquia. O nome original era Bizâncio (do grego Bυζαντιον, transliterado em Bizâncio).

O nome da cidade é uma referência ao imperador romano Constantino I, que tornou esta cidade a capital do Império Romano em 11 de Maio do ano 330. Constantino chamou-a "Nova Roma", mas o nome não vingou.

Constantinopla foi a capital do Império Romano do Oriente, também conhecido como o Império Bizantino. Foi capturada e saqueada pela Quarta Cruzada em 1204 e depois recapturada pelas forças de Niceia, sob o comando de Miguel VIII Paleólogo em 1261.